Nokia perde liderança em smartphones para Apple e Samsung

Lider no mercado desde 1996, a Nokia perdeu o posto para as suas duas principais concorrentes: Apple e Samsung Electronics. As rivais puseram fim aos 15 anos de liderança da Nokia nas vendas de smartphones, no segundo trimestre.

A concorrência forte e a estagnação contribuíram para uma forte queda nas vendas da Nokia, caindo para a terceira posição no trimestre passado.

A Apple vendeu 20,3 milhões de iPhones no segundo trimestre, m recorde, ainda que o aparelho esteja há mais de um ano no mercado.

E estimativas de analistas mostraram que a Samsung teria vendido 19 milhões de smartphones no período, bem acima das 16,7 milhões de unidades vendidas pela Nokia. O grupo sul-coreano se beneficiou da forte demanda por aparelhos equipados com o Android, do Google.

“A linha Galaxy, da Samsung, se mostrou popular, especialmente o modelo S2 Android, um dos mais caros,” disse Neil Mawston, analista da Strategy Analytics.

Alem disso, a Strategy Analytics estima que o mercado de celulares inteligentes tenha crescido 76% no trimestre, em termos de volume, ante o mesmo período em 2010. A ABI Research foi um pouco mais cautelosa em sua estimativa, calculando alta de 62% para o segmento.

O crescimento do mercado global de celulares também desacelerou no segundo trimestre, acompanhando as vendas de modelos básicos, que caíram pela primeira vez em sete trimestres, decorrente da contenção de gastos dos consumidores, informou nesta sexta-feira o grupo de pesquisa IDC.

Segundo o IDC, embora as fortes vendas de smartphones tenham crescido 11,3% ano a ano, somando 365,4 milhões de aparelhos, o resultado representa desaceleração ante o avanço de 16,8% visto no primeiro trimestre.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: