Haja Spam!

O Brasil foi o que mais cresceu em números de spams e mensagens indesejadas no mês de outubro, segundo aponta relatório da Symantec.

Na segunda colocação do ranking, o Brasil saiu de 12% em setembro para 14% no último mês, em relação às mensagens de spams enviadas pelo mundo.

O número preocupa, já que os Estados Unidos, líder, teve uma diminuição de 7% e caiu de 25% para 18% em outubro. A Symantec crê que a tendência é que o país, já no começo de 2010, passe os norte-americanos e fique em primeiro lugar do ranking.

O Brasil também contribuiu significativamente para o número de spams na América Latina, já que Argentina e Colômbia, que também aparecem no top 10, tiveram menor aumento de um mês para cá.

A Índia e o Vietnã, que ocupava a 16ª colocação em junho de 2009, dividem o terceiro lugar, mas com números bem abaixos de Brasil e Estados Unidos: juntos são responsáveis por 10% dos spams.

No que diz respeito a temas, assuntos de internet lideram a tabela e apresentaram crescimento no último mês. Em seguida, estão finanças e produtos. Sexo e remédios, temas comuns de mensagens maliciosas, não ocupam as primeiras colocações.

Ainda de acordo com o relatório, redes sociais como o Facebook e o Twitter foram alvos de phishing, técnica em que o cyber-criminoso usa empresas verdadeiras para roubar dados dos usuários.

O que também tem aumentado o número de spams é a proximidade do período de férias e festas. E-mails de companhias de viagens e descontos tentam atrair a atenção de usuários para instalar malwares nas máquinas.

E você? Qual o tema de spam que mais tem recebido nos últimos dias?

GigaBlog


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: