Google anuncia sistema operacional

A gigante de buscas anunciou uma grande novidade: Google Chrome Operating System, um sistema leve de código aberto, voltado inicialmente para Netbooks. “Esta é a nossa tentativa de repensar como os sistemas operacionais devem ser”.

“Ainda este ano disponibilizaremos seu código-fonte e netbooks com o Google Chrome OS estará disponível para os consumidores no segundo semestre de 2010. Temos conversado com parceiros sobre o projeto e nós vamos em breve trabalhar com a comunidade de código-aberto, nós queremos compartilhar a nossa visão agora para que todos compreendam o que estamos tentando alcançar” disse o Google.

Além disso, o Google Chrome OS também apresentará como foco de desenvolvimento uma velocidade aprimorada, simplicidade,  segurança e o mundo web. “Nós estamos projetando o sistema operacional para ser rápido e leve, sua inicialização até entrar na web será de poucos segundos. A interface do usuário é mínima para permanecer fora do seu caminho, e explorar mais a experiência do usuário na web”.

Questionado sobre a competição contra a Microsoft, Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, afirmou: “A principal meta do novo sistema operacional do Google, o Chrome OS, será a navegação na internet”. Segundo ele, o OS, voltado a netbooks, não irá competir com o Windows pois a aposta do Google é atingir usuários que não precisem realizar configurações no sistema operacional, como instalações de dispositivos de hardware ou configurações de software. Desta forma, o Chrome OS segue um caminho diferente do sistema operacional da Microsoft.

De acordo com Ximenes, a “experiência de navegação na web hoje não é satisfatória e tem que ser repensada”. Para o diretor, o usuário não vai precisar gastar muito em um PC simplesmente para se conectar à rede e, caso queira usar aplicativos, todos poderiam ser acessados online, como editores de texto, fotos e vídeos.

Além disso, por se tratar de um software aberto, os programas podem transitar para o Chrome OS sem maiores problemas e o sistema seria adaptado para computadores mais robustos.

O coração do novo sistema operacional será o navegador do Google, o Chrome. Mas, isso não impede o desenvolvimento de outros browsers, já que o sistema operacional será baseado no kernel do Linux.

O Chrome OS também pode ser desenvolvido para smartphones e não vai competir com o Android, sistema do Google que foca em experiência de mobilidade – velocidade da interface e economia de bateria -, por “serem produtos diferentes”, de acordo com o diretor.

Ximenes também salientou que a nova aposta do Google será aberta a desenvolvedores no fim de 2009 e que deverá chegar ao mercado no próximo ano. “No Brasil, o mercado de netbooks é grande e a implementação do sistema nos produtos só dependerá dos fabricantes”, concluiu.

Uma resposta para Google anuncia sistema operacional

  1. Philipe disse:

    É capaz de eu trocar o Windows XP do meu netbook pelo Google OS com certeza! vai ser muito bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: