Resumo da E3

Neste post, será abordado sobre as principais notícias da maior feira de games do mundo que aconteceu na semana passada, em Los Angeles. Em resumo, a feira foi muito elogiada pelos especialistas e mostrou que os games estão mais fortes do que nunca!

Para mim, a Microsoft saiu-se melhor na feira, pois não perdoou os concorrentes, apresentando as melhores e bombásticas novidades do mundo gamístico. Na segunda-feira, 1º de junho, o grande destaque durante a apresentação da companhia foi o Project Natal, uma tecnologia de sensor de movimentos, sem usar os controles como no Wii.

Project Natal é um dispositivo que pretende mudar a forma de interação dos jogadores com o game. Os comandos, acredite se quiser, são feitos através de gestos e voz, permitindo uma maior liberdade ao usuário, pois assim, pode ser possível ser empregado, não apenas em jogos, mas também em todos os aplicativos disponíveis para Xbox 360, como executar vídeos. Além disso, o produto também pode ser empregado como canal de comunicação, pois permite um chat como se a pessoa estivesse por perto, permitindo interagir com elementos na tela através de movimentos corporais.

Agora falando em jogos, muitos títulos aguardados foram anunciados: “Modern Warfare”, “Forza Motorsport 3”, “Splinter Cell: Conviction”, “Alan Wake”, “Metal Gear: Rising”, “Halo: Reach”, “Final Fantasy XIII”, etc. Além disso, a Microsoft anunciou parcerias com diversas redes sociais, como o Last.fm (rádio online e comunidade de música), o Facebook (site de relacionamento similar ao Orkut), e o Twitter (um microblog, que é a sensação do momento). Além disso, será possível, nos países em que estiver disponível, ver filmes e shows televisivos através do Sky TV.

A Nintendo tentou, mas, por conta das novidades de peso da Microsoft, a coletiva foi prejudicada. Em 2008, a conferência da Nintendo foi criticada por não mostrar muitos games para o público “hardcore”, que gosta de games tradicionais, não-casuais. E neste ano, a empresa aprendeu a lição, e apresentou as suas principais franquias clássicas, com gráficos renovados, como em “Metroid: Other M” e “Super Mario Galaxy 2”, ambos para Wii. Parece que a Nintendo tem certa pressa para satisfazer os jogadores tradicionais, pois um título canônico de “Mario” costuma demorar para sair (o primeiro “Galaxy” é do final de 2007).

Naturalmente, o público casual, que a Nintendo persegue desde o Nintendo DS, não foi esquecido. A Big N continuou apostando em seus sucessos passados, como “Wii Sports Resort” e “Wii Fit Plus”. “Plus” é a palavra-chave, já que o acessório Wii MotionPlus já está para sair (vem no próximo dia 8 nos Estados Unidos).

O portátil DS também recebeu novidades, como o RPG “Golden Sun”, o suspense de “Women’s Murder Club: Games of Passion” e “Style Savvy”, este voltado para meninas, cujo intuito é desenhar roupas. E “Kingdom Hearts 358/2 Days” ganhou uma data específica para os Estados Unidos.

Na feira no ano passado, um dos anúncios mais bombásticos foi o lançamento de “Final Fantasy XIII” para o Xbox 360, quebrando assim a exclusividade para PlayStation 3. Em 2009, a Sony também surpreendeu com um anúncio relativo ao famoso RPG da Square Enix, dizendo que o episódio seguinte era exclusivo ao seu console. Poré, o impacto não foi o mesmo, já que “Final Fantasy XIV” é um título online, com uma produção que parece menos sofisticada que “Final Fantasy XIII”. Ambos os games estão previstos para sair em 2010.

Uma notícia bem interessante para nós brasileiros: a Sony anunciou que a linha PlayStation pode mesmo chegar por aqui. PlayStation 2 chegaria oficialmente a estas bandas no terceiro trimestre do ano, lembrando que a companhia já produz os discos para o console e manuais e embalagens para os títulos de PSP e PlayStation 3.

Lembra que a Sony tentou copiar a Nintendo, inserindo um sistema de detecção de movimento nos seus controles para PlayStation 3, eliminando o sensor vibratório, e que foi bastante criticado ? Então, a Sony parece que não aprendeu a lição, e fez o mesmo, só que desta vez a vítima foi a Microsoft. Como foi dito, a Microsoft havia mostrado o produto Project Natal, que detecta os movimentos, a Sony fez o mesmo em sua coletiva, mas parece que não causou muito alvoroço como o da Microsoft, pois o seu dispositivo, usando a PlayStation Eye, pareceu menos sofisticado que o do Xbox 360. No PlayStation 3, a câmera apenas reconhece objetos específicos, e os aplicativos também eram mais simples.

Além disso, muitos games aguardados para PlayStation 3 foram mostrados, como “God of War III”, que chega em março de 2010, e “MAG”, previsto para 2009. Já o PSP teve finalmente revelada uma data para “Gran Turismo PSP”, além de ganhar um novo “Metal Gear Solid” canônico.

E ai ? O que achou da E3 ? Comente!

Uma resposta para Resumo da E3

  1. Philipe disse:

    Adorei esse resumo. Muito bom. Agora é aguardar para comprar as maiores belezuras !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: