Após perder Sun para Oracle, IBM anuncia queda de 11% na receita do 1º tri

No mesmo dia em que a rival Oracle comprou a Sun, com quem tinha negociações para uma aquisição, a IBM anunciou que sua receita no primeiro trimestre de 2009 caiu 11% em comparação ao mesmo período de 2008.

A receita total da IBM para o trimestre foi de 21,7 bilhões de dólares, abaixo dos 22,5 bilhões de dólares estimados pela consultoria Thomson Reuters, o que significa que os resultados foram piores que o esperado.

Os ganhos por ações, no entanto, foram de 1,7 dólar, aumento de 4% em relação à cifra de 2008, batendo a expectativa dos analistas, que esperavam 1,66 dólar por papel. O lucro da companhia caiu 1% e atingiu 2,3 bilhões de dólares.

Nesta segunda-feira (20/04), a Oracle anunciou que compraria a Sun. O acordo acontece semanas após rumores de que a IBM fez uma oferta pela companhia, negada pela Sun por ser muito baixa.

Ao fechar a compra, a Oracle se torna rival direta da IBM no setor de hardware, já que a companhia agora oferecerá não apenas aplicativos, mas também servidores.

O balanço também mostra que a IBM está patinando em razão da crise financeira. A divisão do segmento Global Technology Services diminuiu 10% comparado ao primeiro trimestre de 2008, indo a 8,8 bilhões de dólares, enquanto o segmento Global Business Services sofreu queda idêntica e faturou 4,4 bilhões de dólares.

As receitas das divisões de software caíram 6% para 4,5 bilhões de dólares, assim como o faturamento vindo de produtos middleware, que incluem WebSphere, Tivoli e Lotus: 3,6 bilhões de dólares, o que representa queda de 5%.

A companhia não mexeu na sua estimativa de atingir preço de 9,20 dólares por ação até o final do ano e afirmou que está adiantada no seu plano de fazer com que cada papel custe entre 10 dólares e 11 dólares até 2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: