Agora é aula da Professora-robô \o/

Saya é um robô humanóide criado em 2004, com a capacidade de reconhecer rostos e expressar emoções. Primeiro ela foi apresentada ao mundo como recepcionista, e agora tenta a carreira de professora em uma escola primária do Japão.

O professor Hiroshi Kobayashi, da Universidade de Ciência de Tóquio, fez uma demonstração nesta quarta-feira (11/03) do robô. A máquina com características de uma mulher foi testada em uma sala de aula, no início do ano, para ser professora de jovens estudantes. Nessa função, no entanto, Saya não vai muito além de fazer a chamada e dizer expressões como “fiquem quietos”.

Em sala de aula, ela faz chamadas, pede que os alunos façam silêncio e, pode demonstrar até 18 emoções pré-definidas (provavelmente mais do que um aluno vê de seus professores em um dia comum) e falar até 700 frases.

Mas aos alarmistas, ainda há um grande caminho para que a educação das crianças fique à cargo de máquinas: na realidade, Saya faz parte de um programa em desenvolvimento há 15 anos na Universidade de Tóquio, para substituir humanos de algumas funções e se preparar desde já para um problema que vem alarmando o país: o envelhecimento de sua população.

Em sete anos, um quarto dos japoneses terá mais do 65 anos, o que deverá diminuir a disponibilidade de mão de obra para determinadas funções e aumentar a demanda funções médicas que podem ser realizadas por robôs, como fazer companhia para pacientes do Mal de Alzheimer.

Uma resposta para Agora é aula da Professora-robô \o/

  1. Philipe disse:

    Nossa, eu não gostaria de ter aula com uma professora robô de jeito nenhum!! Já pensou no meio da aula ela pifa ? hauhauhauhauhuahuahuhau

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: