Novo iPhone tornou-se vulnerável a ataques após desbloqueios

Hoje, existe dois tipos de desbloqueio do iPhone: o que permite fazer o aparelho funcionar com qualquer operadoram, e um programa que permite rodar aplicativos não reconhecidos pela Apple, o conhecido jailbreak.

Um especialista em segurança afirma que o jailbreak, deixa o aparelho mais vulnerável a ataques, pois desabilita a maioria das proteções originais. Esta afirmação é de Charlie Miller, que já ganhou por dois anos seguidos o concurso CanSecWest, no qual computadores são invadidos em poucos minutos. “Se você se preocupa com a segurança do aparelho, não faça o jailbreak”, afirma ele.

Miller fez a declaração durante a conferência SyScan, que acontece em Cingapura. Segundo o especialista, o processo remove cerca de 80% dos recursos de proteção do aparelho, tornando-o muito mais vulnerável. Ele afirma que a versão do sistema operacional padrão utilizada pelo iPhone é até mais segura que o Mac OS X utilizado nos computadores pessoais.

Isso se deve ao fato de que várias capacidades  presentes na versão para Mac do sistema não fazem parte do software para iPhone, como suporte a Java e Flash. Além disso, o celular da Apple também não suporta recursos contidos em arquivos em PDF (responsáveis por várias vulnerabilidades do Mac OS X). Com isso, os crackers têm poucas vulnerabilidades a explorar.

Então, os iPhones com software original são limitados a rodar aplicativos que foram aprovados pela Apple, impossibilitando as ações dos crakers. E o iPhone tem proteções de hardware para os dados armazenados em sua memória.

Adotado por muitos usuários com maior conhecimento do aparelho, esse procedimento polêmico amplia o leque de opções de softwares e operadoras, mas também pode tornar o smartphone mais lento, além de fazer o celular travar com maior frequência.

About these ads

Uma resposta para Novo iPhone tornou-se vulnerável a ataques após desbloqueios

  1. Philipe disse:

    Problema é a Apple, que mantém seus produtos restritos. Aí complica né!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: